A suspensão do carro é o sistema que garante estabilidade ao veículo ao absorver as irregularidades do solo por meio dos seus componentes. Além disso, é responsável por manter as rodas no chão e otimizar o desempenho do carro.

Para entender quais aspectos merecem atenção e evitar gastos, confira as principais peças da suspensão, saiba como preservar cada componente e quando é indicado fazer o alinhamento e balanceamento.

PEÇAS DA SUSPENSÃO

  • Amortecedor

O amortecedor tem a função de amenizar as irregularidades do solo. Se o carro estiver instável e apresentar ruídos vindos dessa parte, essa peça pode estar gasta. Os principais problemas causados são o desgaste prematuro dos componentes da suspensão e dos pneus, além de prejuízo à segurança do carro.

  • Mola

A mola, que pode ser do tipo feixe de molas ou helicoidal, compõe o sistema de amortecimento e ajuda a filtrar as imperfeições do asfalto. Se o carro apresentar falta de estabilidade e barulhos, pode ser um sinal de gasto excessivo da mola.

  • Braço oscilante

Esse componente serve como apoio para o chassi e para a coluna de suspensão, que é articulável. Se a dirigibilidade estiver ruim e houver barulho, é bom ficar atento às buchas, que podem estar gastas ou danificadas.

  • Pivô de suspensão

O pivô auxilia a coluna da suspensão do carro no movimento de sobe e desce, permitindo o ângulo de oscilação do braço. Para saber se esse componente está gasto basta ficar atento aos ruídos.

  • Barra estabilizadora

Essa peça é presa à carroceria por buchas de ligação e às colunas por meio de bieletas, ligando uma coluna de suspensão à outra e garantindo estabilidade em altas velocidades, em áreas retas e curvas. A falta de estabilidade e o barulho na suspensão são os indicativos de problema desse componente.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Tipo de suspensão

A suspensão mais comum nos carros nacionais é a Mcpherson, usada no eixo dianteiro do carro. Esse modelo apresenta maior altura, molas helicoidais e amortecedores telescópicos.

  • Quando trocar?

As peças que compõem a suspensão do carro e podem sofrer desgaste devem ser trocadas a cada 50 mil ou 70 mil km rodados, levando em conta algumas particulares, como a região em que o carro roda. Já a revisão dos pivôs, buchas e amortecedores deve ser feita a cada 20 mil km rodados.

  • Problema mais frequente

O problema mais comum na suspensão é o desgaste dos elementos de ligação, como as buchas de borrachas que podem ressecar e quebrar. Por isso, é essencial fazer a manutenção com frequência.

  • Sinais que merecem atenção

Além dos sinais já citados, os casos extremos podem se caracterizar pelo vazamento do óleo do amortecedor, que fica visível a olho nu.00

ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO

A recomendação é fazer a verificação de alinhamento e balanceamento da suspensão do carro a cada 10 ou 15 mil quilômetros.Porém, saiba quais os sinais que podem mostrar que o carro precisa ir logo para a oficina.

Alinhamento

Se o motorista sentir que o volante está puxando para um dos lados, é sinal de que a suspensão do carro precisa de alinhamento.

Balanceamento

Se perceber que o volante está trepidando, é sinal de que o carro precisa de balanceamento. Esse problema pode ser visto quando o motorista passa de 50 km/h: à medida em que acelera, aumenta a vibração do volante. Outra característica que merece atenção é o barulho vindo da carroceria, que indica que o problema está nas rodas traseiras.

Devido à funcionalidade do sistema de suspensão do carro, é recomendável que a manutenção preventiva seja feita com frequência, seguindo as indicações do fabricante. E não se esqueça: leve seu carro sempre à uma oficina de confiança e compre suas peças na Bompreço Auto Peças.