Se você é fã de alta velocidade, fique de olho no início da temporada 2016 de Fórmula 1, pois as competições vão seguir a nova versão anunciada pela Federação Internacional de Automobilismo.

A grande mudança é a antecipação da corrida de abertura, na Austrália, que será realizada no dia 20 de março. A alteração teve como objetivo abrir espaço para o retorno do tradicional período de férias de três semanas da categoria em agosto. Isso significa que depois do Grande Prêmio da Alemanha, que será realizado no dia 31 de julho, a F1 voltará a ter uma corrida apenas em 28 de agosto, no GP da Bélgica.

Outra razão para a mudança é o conflito de datas com as 24 Horas de Le Mans, marcada para 19 de junho, mesmo fim de semana do GP da Europa. A decisão de evitar simultaneidade entre o fim da corrida em Le Mans e o horário da F1 foi tomada após a vitória de Nico Hulkenberg na categoria de protótipos, o que estimulou outros pilotos a disputar a tradicional prova.

O GP do Brasil será a penúltima etapa do Mundial de Fórmula 1, no dia 13 de novembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

ALTERAÇÕES NOS CARROS

Para quem se empolga com os sons da F1, a FIA tem uma boa notícia. A Federação determinou que nesta temporada o escapamento dos carros terá uma mudança para aumentar o barulho dos motores. Na reunião realizada em Paris ficou decidido que os carros terão um cano de escapamento à parte pelo qual passarão apenas gases da válvula de descarga, sem aumentar a potência nem a poluição.

CONFIRA O CALENDÁRIO DA TEMPORADA 2016:

20 de março – Austrália

03 de abril – Bahrein

17 de abril – China

01 de maio – Rússia

15 de maio – Espanha

29 de maio – Mônaco

12 de junho – Canadá

19 de junho – Europa (Baku)

03 de julho – Áustria

10 de julho – Grã-Bretanha

24 de julho – Hungria

31 de julho – Alemanha

28 de agosto – Bélgica

04 de setembro – Itália

18 de setembro – Cingapura

2 de outubro – Malásia

09 de outubro – Japão

23 de outubro – EUA

06 de novembro – México

13 de novembro – Brasil

27 de novembro – Abu Dhabi