Conhecer as características e tipos de óleo para motor é fundamental para garantir o bom funcionamento do veículo e maior vida útil do componente. Para saber mais sobre os cuidados com esse lubrificante, confira nossas dicas sobre tipos e manutenção.

Tipos de óleo para motor

  • Quanto à origem
  1. Mineral: resultado da separação dos componentes do petróleo;
  2. Sintético: produzidos em laboratório por meio de processos químicos;
  3. Semissintéticos: adquirido com a mistura dos dois anteriores.
  • Quanto à viscosidade
  1. Alta: óleos mais grossos;
  2. Baixa: óleos mais fluidos;
  3. Multiviscosidade: apresentam fluidez diferente de acordo com a temperatura do motor.

Informações básicas sobre os diferentes tipos de óleo para motor

  • Função do óleo do motor

O óleo tem a função de lubrificar as peças do motor, garantindo o movimento harmônico e sincronizado. Além disso, ele atua na refrigeração do veículo, evitando superaquecimento e, em casos mais graves, que o motor funda.

Assim, é fundamental fazer a manutenção desse componente e saber os tipos de óleo para motor do carro, pois isso ajuda a conservar o componente.

  • Manutenção dos variados tipos de óleo para motor

A recomendação básica é acompanhar os níveis de óleo do motor, no mínimo, uma vez por mês. Além disso, para saber quando realizar a troca é fundamental seguir as especificações do manual do proprietário.

Esse cuidado é importante porque, com o passar do tempo, o óleo vai perdendo sua eficácia e pureza. Com isso, as impurezas presentes no óleo começam a circular pelo motor e podem prejudicar o bom funcionamento da máquina.

Lembre-se sempre de seguir as recomendações do fabricante para o seu carro e garanta maior vida útil dos componentes de seu veículo. Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, fique de olho em nosso Facebook e acompanhe o blog.