Muitas pessoas estão se preparando para fazer uma viagem de carro no Carnaval e aproveitar os dias de folga para curtir com os amigos e os familiares. No entanto, antes de cair na estrada e sair um pouco da rotina, é fundamental fazer a revisão do veículo para evitar imprevistos nas rodovias.

Pensando nisso, preparamos um guia com dicas e cuidados essenciais para quem vai cair na folia. Quer saber mais? Continue a leitura e confira.  

CUIDADOS PARA QUEM VAI FAZER VIAGEM DE CARRO NO CARNAVAL

1. Pneus e rodas

Um dos principais cuidados para quem vai pegar a estrada para curtir o Carnaval é a checagem dos pneus. Isso inclui verificar a pressão e fazer a calibragem de acordo com as orientações do fabricante, lembrando também de checar as condições do estepe.

Além disso, é recomendado observar se há vibrações no volante e realizar o alinhamento e balanceamento das rodas seguindo a quantidade de quilômetros rodados.

2. Parte elétrica

A parte elétrica, composta por luzes, limpadores de pára-brisa e vidros elétricos, é fundamental durante a viagem, principalmente ao dirigir à noite ou debaixo de chuva. Por isso, é necessário verificar o funcionamento de todos os sistemas e observar com atenção os faróis, setas, luzes de freio e de ré.

3. Bateria

Para não ficar sem bateria na estrada, fique atento a alguns sinais de que está na hora de trocar esse componente: 

  • Baixa voltagem da bateria
  • Demora para o carro ligar
  • Luzes fracas
  • Travas do carro abrindo sozinhas

4. Motor 

Outro item que merece atenção antes da viagem de carro no Carnaval é o motor. Para garantir que esse componente funcione corretamente, é essencial verificar o óleo e o filtro e fazer a troca de acordo com as orientações do manual.

Além disso, é fundamental checar o filtro de ar, pois ele evita que impurezas entrem no motor, garantindo menor consumo e proporcionando o desempenho adequado do veículo. 

5. Correia dentada

Ao fazer a manutenção preventiva do carro, verifique se a correia dentada apresenta 50 mil quilômetros rodados ou cerca de três anos de uso. Assim, em caso positivo, peça ao seu mecânico de confiança para fazer a substituição do componente. 

6. Fluidos e lubrificantes

A revisão antes da viagem de carro no Carnaval deve verificar o óleo do motor, fluido da direção, fluido de freio e fluido da transmissão automática. Afinal, a falha em um desses sistemas pode causar acidentes graves.

7. Itens de segurança 

Confira se o extintor de incêndio, o triângulo, o macaco e a chave de roda estão no carro e certifique-se de que todos os itens de segurança estão em boas condições e funcionando corretamente. 

DICAS BÔNUS

Além de fazer o check-up preventivo do veículo, é preciso estar atento a mais alguns cuidados ao sair de viagem de carro no Carnaval: 

  • Confira a documentação

Verifique a documentação do veículo e garanta que o IPVA, licenciamento e seguro obrigatório estão em dia. Além disso, verifique a data de vencimento da CNH e lembre-se de pegá-la antes de sair de casa. 

  • Alimente-se bem e esteja descansado

Antes de pegar a estrada, prefira comidas leves e evite alimentos que você não tem o costume de comer. Além disso, nunca dirija com sono ou depois de beber.

  • Use o cinto de segurança

O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Afinal, em caso de acidentes, ele pode ajudar a salvar vidas.

  • Respeite os limites de velocidade

Dirija dentro dos limites de velocidade e evite fazer ultrapassagens perigosas. 

  • Dirija com cautela

Mantenha uma distância segura dos outros veículos para evitar acidentes com freadas bruscas, mantenha os faróis acesos e lembre-se de usar os avisos de luz.

  • Use apenas peças originais

Para manter a revisão do seu carro em dia, com peças de confiança e as melhores condições de pagamento, fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou faça seu orçamento pelo site. A Bompreço Autopeças está sempre pronta para te atender!