Com certeza muitas pessoas já se perguntaram como deve ser feita a montagem de um carro. São muitas etapas até chegar na conclusão da montagem de um veículo. Podemos considerar que as principais etapas para a fabricação de carros são: a estruturação, a pintura e a montagem das peças.

Cada veículo tem seu modelo de série, com base nesse modelo são criadas as chapas de aço, essas são recortadas e chegam a indústria pronta para as demais etapas. É nesse momento que entra o trabalho dos operários. Eles colocam as chapas de aço na esteira, que as levam por toda a fábrica.

Todo o processo envolve pessoas e robôs, que juntos fazem o trabalho de montagem de um veículo, cerca de 30% do serviço é feito por homens o restante fica por conta dos robôs. A primeira etapa, a de estruturação do carro, leva cerca de 8 horas para ser completada, sendo que a montagem completa leva cerca de 24 horas. As portas dos carros chegam modeladas conforme o veículo, é na fábrica que elas começam a ganhar forma e cor.

Estruturação:

Os freios e as suspensões são manuseadas por equipes. Esses dois itens são acoplados e o toque final (acabamento e ajuste) são feitos por robôs. Já os motores, eles são testados por operários antes de se juntar às correias.

A montagem em si começa a ser feita depois que as peças são conduzidas em esteiras em toda a fábria, a carroceria é unida á outras partes do veículo e o mesmo vai criando forma. Dentro de uma fábrica, são feitos diversos modelos, por isso merece toda atenção e cuidado para sair tudo certinho.

Os operários passam corrigindo os erros dos robôs e verificando os detalhes e também fazem as soldas da carroceira com roupas adequadas. Geralmente os robôs ficam com as partes mais complexas, uma curiosidade bacana, um carro popular possui 2.500 pontos de solda. Depois de finalizada a estruturação, os operários fazem os últimos ajustes para começar com a pintura.

Pintura e Montagem:

As cores mais vendidas são prata, preto, branco e cinza. O trabalho de pintura na montagem de um veículo é feita por ventiladores gigantes.

O painel e os bancos são montados e revisados pelo operários, esse trabalho exige detalhamento e cuidado redobrado, essa exigência não se pode cobrar dos robôs.

Os vidros são conferidos a mão e inseridos na carroceria do veículo com a ajuda de uma cola. Aos poucos, durante o processo de montagem de um veículo as peças vão se encaixando.

Depois de montado o veículo ainda é revisado e testado em todos os sentidos, principalmente na parte elétrica e mecânica. Após a revisão, o veículo é repassado a outra equipe para um “pente fino” e verificar se todo o veículo foi montado de forma correta e o mesmo possui algum problema. Para finalizar ele é levado para os pátios e posteriormente distribuídos para as concessionárias de todo o país.

Fonte: economia.uol.com