A manutenção preventiva é fundamental para o veículo funcionar corretamente e evitar problemas graves. Além disso, também é importante ficar sempre atento para saber identificar sinais de problemas no carro.
Primordialmente, o primeiro alerta são as luzes do painel, que podem ser amarelas, indicando pontos de atenção, ou vermelhas, que exigem a parada imediata do automóvel. No entanto, também existem sinais audíveis e sensoriais de que algo está errado.
Pensando nisso, preparamos esse guia prático para que você entenda como reconhecer possíveis problemas e saiba como agir diante de cada situação.
Ficou interessado? Então continue a leitura e saiba mais!
SINAIS DE PROBLEMAS NO CARRO
Todo motorista pode ser surpreendido por problemas mecânicos. No entanto, antes de estragar, o carro emite alguns alertas que revelam a necessidade de reparos. A fim de ajudar você a se preparar, listamos os principais sinais de problemas no carro:
1. Luzes acendendo no painel
O painel do carro mostra tudo o que está acontecendo na parte mecânica e elétrica do veículo e indica quando há um problema em algum sistema. Algumas luzes que apontam falhas que podem fazer o carro parar inesperadamente são a de óleo, bateria e freio.
Visto que trata-se de um assunto fundamental, neste texto apresentamos o significado das principais luzes do painel do carro e explicamos o que cada uma indica.
2. Motor falhando
Se o veículo perde força ou começa a falhar durante o funcionamento, o problema pode ser a queima incorreta de combustível no motor. Esse problema pode ser causado por defeitos nas velas, cabos e bobinas, sujeira nos bicos injetores ou uso de combustível adulterado.
3. Ruídos
Nenhuma peça é desenvolvida para emitir ruídos estridentes em condições normais de uso e conservação. Por isso, é preciso ficar atento a algumas situações:
- Som estridente ou metálico ao pisar nos freios;
- Rangidos ao passar por obstáculos;
- Estalos ou roncos contínuos em rodagem;
- Zumbido ao girar a chave na ignição.
Assim, a orientação é verificar as pastilhas e discos de freio, suspensão, rolamentos e pneus, além da bomba de combustível e filtros.
4. Volante tremendo
A trepidação no volante durante a rodagem pode ser causada por problemas nos pneus ou no balanceamento das rodas. Além disso, esse defeito pode sinalizar desgaste no sistema de direção, suspensão, cubo de roda e rolamento.
5. Direção puxando para um dos lados
Outro sinal de problema no carro é a direção puxando para um dos lados, o que acontece pelo desgaste dos componentes da suspensão e direção ou pelo impacto das rodas com buracos ou o meio-fio.
6. Manchas no chão
A presença de manchas debaixo do veículo pode sinalizar diferentes problemas e ter causas diversas.
- Se for escura e com viscosidade, o veículo está com vazamento de óleo. Nesse caso, é recomendado verificar a vedação do cárter e do bujão.
- Se for mais clara e com aspecto aquoso, o vazamento pode ser do líquido de arrefecimento. A orientação é checar a junta do cabeçote, as mangueiras e o reservatório de água, além de verificar o fechamento da tampa e o radiador.
7. Fumaça
A emissão de fumaça indica que o veículo não está funcionando corretamente. Portanto, para saber qual componente está apresentando falhas, é necessário ficar atento à cor:
- Fumaça branca: sinaliza que o líquido do sistema de arrefecimento está vazando para dentro dos cilindros do motor e a junta do cabeçote está danificada.
- Fumaça preta: pode indicar problemas no sistema de injeção de combustível.
- Fumaça azul: significa que o óleo está queimando dentro do motor, o que, geralmente, é resolvido apenas com retífica.
Conclusão
Como você viu, fazer a revisão regularmente mantém o desempenho do carro e evita falhas mecânicas que podem provocar acidentes graves. Além disso, a manutenção preventiva é mais rápida e barata.
Por isso, é importante ficar atento aos sinais de problemas no carro e corrigir os defeitos assim que aparecem, usando sempre peças originais.
Dessa forma, você garante o melhor para o seu veículo, economiza e mantém o trânsito mais seguro para você e para os outros. Entre em contato com a Bompreço Autopeças pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu pedido.