A suspensão do carro é o sistema que garante estabilidade ao veículo ao absorver as irregularidades do solo por meio dos seus componentes. Além disso, é responsável por manter as rodas no chão e otimizar o desempenho do carro.
Para entender quais aspectos merecem atenção e evitar gastos, confira as principais peças da suspensão, saiba como preservar cada componente e quando é indicado fazer o alinhamento e balanceamento.
PEÇAS DA SUSPENSÃO
- Amortecedor
O amortecedor tem a função de amenizar as irregularidades do solo. Se o carro estiver instável e apresentar ruídos vindos dessa parte, essa peça pode estar gasta. Os principais problemas causados são o desgaste prematuro dos componentes da suspensão e dos pneus, além de prejuízo à segurança do carro.
- Mola
A mola, que pode ser do tipo feixe de molas ou helicoidal, compõe o sistema de amortecimento e ajuda a filtrar as imperfeições do asfalto. Se o carro apresentar falta de estabilidade e barulhos, pode ser um sinal de gasto excessivo da mola.
- Braço oscilante
Esse componente serve como apoio para o chassi e para a coluna de suspensão, que é articulável. Se a dirigibilidade estiver ruim e houver barulho, é bom ficar atento às buchas, que podem estar gastas ou danificadas.
- Pivô de suspensão
O pivô auxilia a coluna da suspensão do carro no movimento de sobe e desce, permitindo o ângulo de oscilação do braço. Para saber se esse componente está gasto basta ficar atento aos ruídos.
- Barra estabilizadora
Essa peça é presa à carroceria por buchas de ligação e às colunas por meio de bieletas, ligando uma coluna de suspensão à outra e garantindo estabilidade em altas velocidades, em áreas retas e curvas. A falta de estabilidade e o barulho na suspensão são os indicativos de problema desse componente.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
- Tipo de suspensão
A suspensão mais comum nos carros nacionais é a Mcpherson, usada no eixo dianteiro do carro. Esse modelo apresenta maior altura, molas helicoidais e amortecedores telescópicos.
- Quando trocar?
As peças que compõem a suspensão do carro e podem sofrer desgaste devem ser trocadas a cada 50 mil ou 70 mil km rodados, levando em conta algumas particulares, como a região em que o carro roda. Já a revisão dos pivôs, buchas e amortecedores deve ser feita a cada 20 mil km rodados.
- Problema mais frequente
O problema mais comum na suspensão é o desgaste dos elementos de ligação, como as buchas de borrachas que podem ressecar e quebrar. Por isso, é essencial fazer a manutenção com frequência.
- Sinais que merecem atenção
Além dos sinais já citados, os casos extremos podem se caracterizar pelo vazamento do óleo do amortecedor, que fica visível a olho nu.00
ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO
A recomendação é fazer a verificação de alinhamento e balanceamento da suspensão do carro a cada 10 ou 15 mil quilômetros.Porém, saiba quais os sinais que podem mostrar que o carro precisa ir logo para a oficina.
Alinhamento
Se o motorista sentir que o volante está puxando para um dos lados, é sinal de que a suspensão do carro precisa de alinhamento.
Balanceamento
Se perceber que o volante está trepidando, é sinal de que o carro precisa de balanceamento. Esse problema pode ser visto quando o motorista passa de 50 km/h: à medida em que acelera, aumenta a vibração do volante. Outra característica que merece atenção é o barulho vindo da carroceria, que indica que o problema está nas rodas traseiras.
Devido à funcionalidade do sistema de suspensão do carro, é recomendável que a manutenção preventiva seja feita com frequência, seguindo as indicações do fabricante. E não se esqueça: leve seu carro sempre à uma oficina de confiança e compre suas peças na Bompreço Auto Peças.
setembro 29, 2020
BOA TARDE!
TENHO DUAS DÚVIDAS:
1ª) PNEUS 225 45 R17 DEIXA O CARRO MAIS DURO (BATENTO MEIO SECO DE VEZ EM QUANDO?
2ª) TENHO UM COROLLA GLI ANO 2016 (ESTÁ COM 49 MIL KM). AO PASSAR EM LOMBADAS OU VALETAS UM POUCO MAIS RÁPIDO, DÁ UMA BATIDA MEIO SECA, TIPO UM “PLOC” AO SUBIR OU DESCER DA LOMBADA OU VALETA. JÁ TROQUEI AS BIELETAS E AS BUCHAS DA BARRA ESTABILIZADORA, DIMINUIU UM POUCO, MAS NÃO ELIMINOU O BARULHO. TERIAM IDÉIA DO QUE PODE SER?
setembro 29, 2020
BOA TARDE!
TENHO DUAS DÚVIDAS:
1ª) PNEUS 225 45 R17 DEIXA O CARRO MAIS DURO (BATENTO MEIO SECO DE VEZ EM QUANDO?
2ª) TENHO UM COROLLA GLI ANO 2016 (ESTÁ COM 49 MIL KM). AO PASSAR EM LOMBADAS OU VALETAS UM POUCO MAIS RÁPIDO, DÁ UMA BATIDA MEIO SECA, TIPO UM “PLOC” AO SUBIR OU DESCER DA LOMBADA OU VALETA. JÁ TROQUEI AS BIELETAS E AS BUCHAS DA BARRA ESTABILIZADORA, DIMINUIU UM POUCO, MAS NÃO ELIMINOU O BARULHO. TERIAM IDÉIA DO QUE PODE SER?