O amortecedor é um item essencial para a segurança do carro, pois ajuda na capacidade de frenagem do automóvel, reduz o risco de aquaplanagem e aumenta a estabilidade. Para evitar esses problemas, explicamos abaixo os principais cuidados com os amortecedores do carro e a importância de fazer a revisão desse item.
Importância dos cuidados com os amortecedores
As revisões e cuidados com os amortecedores tornam as manobras mais fáceis, evitam balanços e trepidações, reduzem o cansaço do motorista e diminuem as chances de risco de acidentes.
Além disso, as revisões também ajudam a reduzir em até 30% a manutenção dos componentes e contribuem para a preservação do meio ambiente.
Dicas e cuidados com os amortecedores
- Função dos amortecedores
Os amortecedores são responsáveis pela absorção dos impactos e pela interseção com as suspensões. Além disso, auxiliam no conforto do motorista e dos passageiros e são fundamentais para a segurança, pois controlam a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato com o solo.
- Troca dos amortecedores
Os cuidados com os amortecedores envolvem também a revisão do sistema. O tempo médio para a troca preventiva é de 40 mil quilômetros e a substituição vai depender do modelo do carro, do tipo de uso, do pavimento em que o carro roda entre outros parâmetros.
- Sinais de problema nos amortecedores
> Maior oscilação da carroceria em linha reta e em curvas
> Ruídos metálicos
> Vazamento do óleo do amortecedor
> Aumento da distância de frenagem
> Solavancos e balanços excessivos
> Falta de contato dos pneus com o solo
- Recomendações para evitar o desgaste
Alguns cuidados com os amortecedores para evitar o desgaste são fazer o alinhamento e balanceamento de rodas, evitar ruas esburacadas, não ultrapassar o limite de carga, não passar em alta velocidade em lombadas, não rebaixar a suspensão e efetuar a manutenção preventiva do veículo.
Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, fique de olho em nosso blog e acompanhe as novidades no perfil do Facebook.
maio 25, 2018
Realmente devemos tomar muito cuidado mesmo, eu mesmo ja tive muitos problemas com amortecedores, irei seguir suas dicas