O amortecedor é um item essencial para a segurança do carro, pois ajuda na capacidade de frenagem do automóvel, reduz o risco de aquaplanagem e aumenta a estabilidade. Para evitar esses problemas, explicamos abaixo os principais cuidados com os amortecedores do carro e a importância de fazer a revisão desse item.

Importância dos cuidados com os amortecedores

As revisões e cuidados com os amortecedores tornam as manobras mais fáceis, evitam balanços e trepidações, reduzem o cansaço do motorista e diminuem as chances de risco de acidentes.

Além disso, as revisões também ajudam a reduzir em até 30% a manutenção dos componentes e contribuem para a preservação do meio ambiente.

Dicas e cuidados com os amortecedores

  • Função dos amortecedores

Os amortecedores são responsáveis pela absorção dos impactos e pela interseção com as suspensões. Além disso, auxiliam no conforto do motorista e dos passageiros e são fundamentais para a segurança, pois controlam a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato com o solo.

  • Troca dos amortecedores

Os cuidados com os amortecedores envolvem também a revisão do sistema. O tempo médio para a troca preventiva é de 40 mil quilômetros e a substituição vai depender do modelo do carro, do tipo de uso, do pavimento em que o carro roda entre outros parâmetros.

  • Sinais de problema nos amortecedores

> Maior oscilação da carroceria em linha reta e em curvas

> Ruídos metálicos

> Vazamento do óleo do amortecedor

> Aumento da distância de frenagem

> Solavancos e balanços excessivos

> Falta de contato dos pneus com o solo

  • Recomendações para evitar o desgaste

Alguns cuidados com os amortecedores para evitar o desgaste são fazer o alinhamento e balanceamento de rodas, evitar ruas esburacadas, não ultrapassar o limite de carga, não passar em alta velocidade em lombadas, não rebaixar a suspensão e efetuar a manutenção preventiva do veículo.

Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, fique de olho em nosso blog e acompanhe as novidades no perfil do Facebook.