A suspensão é um dos itens mais sensíveis do carro. Por isso, ao ouvir barulhos na suspensão, é preciso ficar atento. Afinal, eles podem sinalizar vários problemas, inclusive em outras partes do veículo. 

Pensando nisso, listamos a seguir as  possíveis causas e defeitos e explicamos como identificá-los. 

Para saber mais, continue a leitura e confira.

PRINCIPAIS CAUSAS DOS BARULHOS NA SUSPENSÃO 

1. Folga nos amortecedores 

Os amortecedores não costumam fazer ruídos, porém as usadas em sua fixação e no restante da suspensão podem apresentar barulhos estranhos.

Portanto, se ouvir barulhos na suspensão ao passar em um quebra-molas, pode ser que os amortecedores não estejam bem fixados e seja hora de levar o veículo na oficina. 

2. Buchas da barra estabilizadora 

As barras estabilizadoras são aplicadas nos carros por meio de buchas, que são peças de borracha que fixam e dão mobilidade à peça. Por essa característica, o desgaste das buchas provoca uma folga no conjunto, levando a oscilações no movimento das suspensões dianteira ou traseira. 

Essa pode ser uma das causas dos barulhos na suspensão, principalmente quando há maior torção ou inclinação, o que resulta em sons de batida.

3. Barulho nos pratos das molas 

Os pratos das molas são responsáveis por dar suporte para as molas da suspensão e costumam sofrer deformidades com o uso do carro. Por isso, quando há o desgaste acentuado desse componente, é possível observar barulhos na suspensão em forma de batidas. 

4. Coxim dos amortecedores  

Os coxins dos amortecedores são as peças que ligam a suspensão à carroceria e que podem sofrer desgaste natural. Como resultado, provocam ruídos estranhos no sistema. 

5. Bandeja da suspensão

Com o tempo de uso, as bandejas podem amassar e até trincar, além de ter buchas que sofrem desgaste natural. Assim, pode provocar ruídos mais metálicos e agudos quando o veículo passa por pisos irregulares e paralelepípedos, exigindo atenção.   

COMO IDENTIFICAR PROBLEMAS NA SUSPENSÃO? 

Agora que você já sabe quais as principais causas de barulhos na suspensão, é hora de conhecer outros sinais de que o componente pode estar com problemas.

Confira quais são e lembre-se de observá-los atentamente para saber quando levar o veículo à oficina:

  • ruídos ;
  • vibração no volante;
  • vazamentos;
  • desgaste prematuro e irregular dos pneus.

Para manter a revisão em dia e garantir o funcionamento correto do seu carro, conte com a Bompreço Autopeças. Aqui você encontra peças de qualidade com as melhores condições de pagamento. 
Para verificar a disponibilidade de itens e solicitar o orçamento, acesse nosso site ou fale com nossa equipe pelo Whatsapp.