Notícia boa para os amantes de carros híbridos ou também conhecido como carro elétricos. Em São Paulo os veículos já possuem desconto de 50% no IPVA e ainda estão isentos do rodízio. A novidade agora é que os carros passarão a vir para o Brasil com a taxa de impostos reduzidas.

A nova resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) isenta os veículos elétricos e movidos a hidrogênio do imposto de importação de 35%. Já para os carros híbridos já valia outra resolução que estabelece imposto entre 0 e 7%, mas isso depende do índice de nacionalização e da eficiência.

O benefício veio por conta da inclusão dos carros 100% elétricos e movidos a hidrogênio na Letec, além de beneficiar os carros que chegam montados e desmontados. Isso é um incentivo não apenas para importação dos carros elétricos, mas também para a montagem deles aqui no Brasil. O impasse agora é por IPI menor. Estes carros pagam 25%, contra 7% de carros 1.0, por exemplo.

Como exemplo de carro elétrico que já é vendido aqui no Brasil, temos o modelo da BMW i3. O modelo possui o motor a gasolina apenas para melhorar sua autonomia. Existem outras marcas que possuem modelos elétricos no Brasil. mas servem apenas para uso específicos e divulgação, vendas ficam apenas para o futuro. Renault, Nissan, JAC, Mitsubishi, Volkswagen, Fiat e BYD têm elétricos no Brasil, mas apenas para usos específicos e divulgação, não para venda ao consumidor. Entre os híbridos a oferta aumenta, com Toyota Prius, BMW i8, Ford Fusion Hybrid, Lexus CT200h e Mitsubishi Outlander PHEV.

Ao que tudo indica, a tendência é que a oferta e procura por esses veículos aqui no Brasil aumente rapidamente. Uma marca que já está trazendo um modelo bacana é a Toyota, que chega com o Prius, poderia passar a importar também o Mirai, seu novo carro movido a hidrogênio e lançado recentemente lá fora, mas enquanto isso não acontece, nós aguardamos mais novidades do ramo.