As correias do motor são parte fundamental do carro, afinal desempenham um papel importantíssimo para o seu bom funcionamento. No entanto, poucas pessoas sabem que existem tipos diferentes desse componente.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para explicar quais os tipos e funções das correias e explicamos quando substituir cada uma. Confira!
QUAL A FUNÇÃO DAS CORREIAS DO MOTOR?
As correias são cintas constituídas de materiais flexíveis com a função de transmitir a força e movimento do motor para os demais sistemas do veículo.
Composta por uma polia fixa no eixo do motor e outra resistente, ela funciona a partir do atrito entre a polia e a correia, que é obtido pela uniformidade de tensão do conjunto.
TIPOS DE CORREIA DO CARRO
1. Correia dentada
Tipo mais famoso e conhecido, a correia dentada é o modelo de maior importância, pois liga o eixo-comando das válvulas ao virabrequim do motor, sincronizando as peças. Isso permite que as válvulas de admissão e escapamento abram e fechem, garantindo a queima de combustível e colocando o carro em movimento.
Quando ela arrebenta, o carro perde o sincronismo e para de funcionar. Por isso, fique atento a barulhos vindos do motor, superaquecimento do componente e dificuldade de dar partida no carro.
Para evitar problemas com este tipo de correia do motor, faça a revisão a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados.
2. Correia do alternador
A correia do alternador é responsável por fazer o alternador alimentar a bateria do carro, garantindo o funcionamento do sistema elétrico quando o carro está ligado.
Os principais sinais de problema na correia do alternador são a luz da bateria ligada no painel e a dificuldade de dar partida no carro. Afinal, caso a correia arrebente, a bateria para de ser carregada e o carro pode parar de funcionar.
Portanto, faça a revisão desse componente a cada 10 mil quilômetros e a troca, no máximo, até 20 mil quilômetros.
3. Correia do ar-condicionado
A correia do ar-condicionado fica conectada ao motor do carro. Dessa forma, quando o veículo é ligado, ela começa a funcionar e diminui a temperatura na cabine.
A recomendação é substituir a correia do ar-condicionado a cada 50 mil quilômetros para evitar um rompimento que faça o ar-condicionado parar de funcionar.
4. Correia da direção hidráulica
A correia da direção hidráulica é responsável por acionar a bomba hidráulica do carro, enviando o fluido até a caixa de direção. Com isso, há diminuição no peso do volante para realizar manobras.
Embora não apresente riscos, o rompimento desse tipo de correia do motor deixa a direção mais pesada. Por isso, a revisão deve ser feita a cada 10 mil quilômetros e a troca, logo depois dos 20 mil.
Embora exista uma recomendação, é importante lembrar que cada veículo possui um processo de desgaste que corresponde às suas condições de uso.
Por isso, é importante dar atenção às revisões periódicas para evitar danos aos carros quando as correias estão desgastadas.
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