Função da Correia Dentada
A Correia Dentada, também conhecida como correia sincronizada, é a responsável pela sincronia entre a parte superior e inferior do motor: comando de válvulas e virabrequim. Ela não pode ser confundida com as correias auxiliares: alternador, direção hidráulica e ar condicionado.
Manutenção da correia dentada
A manutenção da correia dentada deve ser realizada periodicamente, aproximadamente a cada 20 mil quilômetros e a troca é recomendada a cada 50 mil quilômetros ou quando o carro completar 05 anos. É importante ressaltar que esses valores são estimativas e podem variar muito de acordo com a utilização do carro.
Caso seja detectada a necessidade de substituição, a troca não deve ser adiada. O rompimento da correia ocasiona estragos muito maiores no motor, podendo ocorrer um atropelamento de válvula ou estrago no cilindro.
Dicas para o mecânico:
- As correias dentadas devem ser acondicionadas ao abrigo da luz, em local ventilado e seco. Não devem ser guardadas penduradas ou dobradas, pois isso pode comprometer a sua durabilidade
Procure retiras as correias de dentro para fora. - Tome cuidado para não contaminar a correia, manuseando-a com as mãos sujas.
Ao substituir a correia dentada, procure observar com uma régua e luz se as polias estão desalinhadas. Elas devem ser alinhadas a antes da colocação da nova. - Correias dentadas que apresentam rachaduras, trincas, contaminações com óleo ou graxa e qualquer outro tipo de desgaste devem ser substituídas imediatamente.
- Aplique a tensão de acordo com o recomendado pelo fabricante
- Veículos com utilização do tipo “severa” devem ter a correia dentada trocadas com uma frequência menor.
- Ao verificar o estado da correia dentada, verificar também o tensionador do carro
Essas foram algumas dicas que a Bompreço Auto Peças separou para você. Fique de olho no nosso blog: toda semana tem novidade sobre o mundo das auto peças. Visite nosso site e faça um orçamento!