A maneira de dirigir tem influência direta na durabilidade e nos custos de manutenção do veículo. Para te ajudar a reconhecer os defeitos mais comuns e evitar que se tornem um grande problema, preparamos uma lista com sete hábitos prejudiciais e como conservar seu carro sempre novo.
FORÇAR O BATENTE
Ao manobrar, o motorista costuma segurar a direção hidráulica no fim do curso, o que faz com que a bomba da direção e até mesmo a correia emitam um chiado. Como as rodas já estão esterçadas ao máximo, forçar o volante no batente desgasta a bomba da direção e reduz sua vida útil. Ao perceber que o volante está no fim do curso, a dica é diminuir a pressão e manobrar normalmente.
ACELERAÇÃO DO CARRO
Muitos motoristas mantêm o carro automático parado usando apenas a força do câmbio, mesmo quando ficam parados em um congestionamento ou semáforo em uma ladeira. Essa pequena aceleração aumenta a temperatura da caixa e acelera o desgaste dos materiais internos, causando problemas nas válvulas solenoides e nos discos de acoplamento, além da transmissão poder começar a patinar ou dar trancos nas trocas de marcha.
A dica para conservar seu carro sempre novo, seja com transmissão manual ou automática, é deixar o pé no freio ou manter o freio de mão acionado enquanto o veículo estiver parado.
BATERIA
Quando a carga da bateria acaba, o mais comum é que o motorista faça a chupeta para transferir energia de outro veículo por meio de cabos auxiliares. Porém, se o seu automóvel tiver chaves codificadas, o indicado é retirá-la da ignição antes de conectar os cabos para não queimar o chip eletrônico da chave.
SUSPENSÃO
Subir em calçadas sem rebaixamento no meio-fio é um hábito extremamente prejudicial ao carro, pois reduz a vida útil dos pneus, especialmente se estiverem com baixa pressão. Dependendo do ângulo de entrada e da velocidade, os danos podem atingir a direção e a suspensão. Se tiver que subir na calçada, faça-o sempre em baixa velocidade e entre perpendicularmente, tocando ao mesmo tempo as duas rodas no meio-fio.
FREIO
Carros automáticos não devem ser estacionados na posição P sem o freio de mão acionado, pois isso força a trava do câmbio e causa dificuldades de engate posteriormente. Nesse caso, deve-se colocar a alavanca na posição N, puxar o freio de mão, soltar o pedal de freio e só depois pôr a alavanca em P. A dica também é válida em veículos com transmissão manual para evitar danos na engrenagem da marcha engatada.
CÂMBIO E PEDAL
O hábito de descansar a mão no câmbio manual desgasta o trambulador, equipamento que faz a comunicação da alavanca com o câmbio e, em alguns modelos automáticos, pode gerar uma folga na alavanca ou problemas nos contatos.
Descansar o pé no pedal de embreagem ao dirigir é outro vício que desgasta o disco de embreagem, o que diminui em até 50% a vida útil dessa peça. A mesma dica vale para quem não pressiona o pedal de embreagem até o fim para trocar a marcha, desgastando o disco em excesso.
DESLIGAMENTO DO MOTOR
Dar uma última acelerada antes de desligar o motor é um mito que vem da época do motor de dois-tempos, porém seu prejuízo para os carros com injeção eletrônica é real e provoca um grande desperdício de combustível. Em alguns modelos com motores turbo, existe também o risco de a última acelerada interromper a lubrificação da turbina antes de ela parar de girar.
CARROS BLINDADOS
Devido às alterações na estrutura e ao maior peso, carros blindados precisam de cuidados extras. Confira alguns:
- Ao deixar o carro blindado muito tempo ao sol, a dica é evitar direcionar o fluxo do ar-condicionado diretamente para os vidros, pois o contato do ar gelado com a superfície quente pode provocar um choque térmico e acelerar que a película plástica se desprenda do vidro, formando bolhas.
- Fechar as portas com o vidro um pouco abaixado pode trincá-lo. Por isso, a dica é que o veículo esteja com todos os lados apoiado ao fechar a porta.
Agora que você conferiu mais algumas dicas para conservar seu carro sempre novo, não se esqueça da importância da revisão preventiva! E conte com a Bompreço Auto Peças quando precisar trocar alguma peça de seu veículo.