Os filtros do carro são essenciais para a saúde do automóvel, pois evitam que impurezas cheguem aos sistemas e causem danos.  

Fazer a manutenção dos filtros do carro é fundamental para garantir o funcionamento adequado do carro. Afinal, além de ajudar na lubrificação do automóvel, eles auxiliam na liberação dos gases, na queima do combustível e no ar respirado dentro do veículo. 

Diante disso, é necessário entender as diferenças entre eles, o tempo de troca recomendado e sua importância. Tem dúvidas sobre o assunto? Continue lendo e saiba mais! 

IMPORTÂNCIA DOS FILTROS AUTOMOTIVOS 

Os filtros do carro são fundamentais para a vida útil do veículo, pois impedem que sujeiras e partículas grandes cheguem no motor, evitam que as peças estraguem prematuramente e garantem seu bom funcionamento. 

Além disso, os filtros automotivos são necessários para que o carro não sofra com o alto consumo de combustível ou com o entupimento do motor. Portanto, é primordial revisar os filtros no prazo correto e trocar esses itens de forma adequada.

Por fim, esses componentes ajudam a melhorar a qualidade do ar, principalmente em grandes cidades, pois o melhor desempenho do veículo tem como resultado uma menor emissão de gases poluentes.

TIPOS DE FILTROS DO CARRO 

1. Filtro de óleo 

O óleo lubrificante é responsável por reduzir o atrito provocado pelo movimento natural do motor. No entanto, essas peças soltam partículas durante o processo e contaminam o óleo, tornando o filtro essencial para barrar e evitar que sujeiras se acumulem no motor.

A recomendação é trocar o filtro de óleo sempre que substituir o óleo, evitando que o fluido antigo e sujo se misture com o novo, e usar apenas produtos indicados pelo fabricante.  

Nesse sentido, o componente ainda ajuda a:

  • Proteger o motor;
  • Prolongar a vida útil das peças e do sistema;
  • Melhorar o desempenho do motor;
  • Garantir precisão operacional;
  • Proporcionar economia de combustível.

2. Filtro de combustível

Esse filtro está presente em todo veículo com motor à combustão para impedir que as impurezas do combustível cheguem à bomba, pistões e bico injetor. 

Isso é importante porque partículas de água, ferrugem, poeira, sedimentos, entre outros, podem acumular nos componentes do motor, afetando o desempenho do carro.

Para impedir que isso aconteça, a dica é usar apenas combustível de qualidade e evitar andar na reserva, além de fazer a troca do componente entre 10 mil e 15 mil quilômetros rodados ou de acordo com as orientações do fabricante. 

Outra recomendação importante é ficar atento a alguns sinais de problema, como: 

  • Demora para dar partida;
  • Falha ao trocar de marcha;
  • Motor morrendo com frequência;
  • Alto consumo de combustível.

3. Filtro de ar

Em terceiro lugar temos o filtro de ar, que tem o papel de evitar que as sujeiras presentes no ar entrem no sistema automotivo. Diante disso, caso haja alguma impureza, como fuligem ou poeira, por exemplo, a passagem de ar fica mais difícil, diminuindo a eficiência do motor.

A orientação é trocar o componente a cada 10 mil quilômetros rodados ou de acordo com a recomendação do fabricante. Contudo, quem trafega por estradas de terra ou cidades com alto índice de poluição deve fazer a substituição a cada 5 mil quilômetros.

Para evitar problemas nessa peça, também fique de olho nos sinais de que o filtro de ar precisa de atenção:

  • Aumento do consumo de combustível;
  • Perda de potência na retomada da velocidade;
  • Falha na marcha lenta.

4. Filtro de ar-condicionado

O filtro de ar-condicionado, também chamado de filtro de cabine, tem a função de melhorar a qualidade do ar para os passageiros, pois retém partículas e sujeiras que podem prejudicar pessoas com problemas respiratórios.

A substituição dessa peça deve ser feita, pelo menos, uma vez por ano. No entanto, é importante ficar atento a cheiros ruins e redução do fluxo de ar, além de verificar o estado do item periodicamente, fazer a limpeza do ar-condicionado e trocar o filtro, quando necessário. 

Agora que você já sabe quais são os principais filtros do carro e os cuidados fundamentais com cada um deles, é hora de agendar a revisão do seu veículo. Para comprar suas peças, aproveite as condições especiais da Bompreço Autopeças e cuide bem do seu carro. 

Nossa equipe está pronta para te atender pelo Whatsapp e fazer seu orçamento.  

Para ir direto para a página de alguns produtos listados neste artigo, clique nos links abaixo e consulte a peça ideal para o seu veículo: