Muitos motoristas acreditam que não usar o ar do carro ajuda a economizar o gás do ar-condicionado automotivo. Porém, essa prática pode causar defeitos em outras partes do sistema pelo pouco uso. Para saber como cuidar adequadamente desse item e garantir maior vida útil ao seu carro, conheça os tipos de fluidos refrigerantes do ar condicionado e confira dicas de manutenção.

Tipos de gás do ar-condicionado automotivo

  • CFC

Classificação ASHRAE: R-12

Aplicações: Maioria dos veículos fabricados no Brasil e importados até 1995. Atualmente, esse tipo de gás do ar-condicionado automotivo está praticamente extinto.

  • MO49Plus

Classificação ASHRAE: R-437a

Aplicações: Usado para substituir o fluido R-12, por ser uma alternativa mais econômica e mais rápida do que fazer o Retrofit para o fluido R-134a. Também é pouco utilizado por falta de informações e alto custo de compra quando comparado ao R-134ª.

  • HFC

Classificação ASHRAE: R-134a

Aplicações: Utilizado na maioria dos veículos fabricados no Brasil desde 1995. Esse fluido tem sido substituído no mercado devido ao seu alto potencial de aquecimento global.

  • HFO

Classificação ASHRAE: R-1234yf

Aplicações: A utilização desse gás do ar-condicionado automotivo teve início em 2014 e hoje já está em mais de 18 milhões de veículos.

  • HCFC

Classificação ASHRAE: R-141b

Aplicações: Usado para a limpeza das partes internas dos componentes de sistema de AC automotivo e outros. Esse tipo de gás do ar-condicionado automotivo é bastante utilizado para limpeza por dentro das tubulações dos sistemas.

  • HCOOCH3

Classificação ASHRAE: Ecomate

Aplicações: Indicado para a limpeza das partes internas dos componentes de sistema de AC automotivo e outros.

Dúvidas frequentes sobre o gás do ar-condicionado automotivo

  1. Quanto tempo dura o gás ar condicionado?

O fluido refrigerante é fundamental ao funcionamento do ar-condicionado, pois tem a função de transformar o ar quente em ar frio. Em condições normais, esses fluidos passam apenas por transformações físicas, não havendo perda na quantidade, o que significa que ele não acaba.

A falta de gás do ar-condicionado automotivo pode ser devido a problemas durante a instalação, quantidade inadequada de gás da fábrica, danos na tubulação ou envelhecimento do sistema.

  1. Como detectar vazamento de gás?

Na maioria dos casos, é possível verificar perda de eficiência, sistema sem refrigerar adequadamente, o aparelho pode não ligar ou desligar em seguida que for ligado.

  1. Quem pode consertar o ar condicionado e repor o gás?

Se o aparelho estiver na garantia e tiver sido instalado por um técnico autorizado da marca, a recomendação é falar com a Assistência Técnica do fabricante. Caso contrário, é fundamental falar com um profissional da área de climatização.

Tem alguma dúvida? Deixe uma mensagem para tentarmos te ajudar. Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o nosso blog e Facebook.