A luz da injeção eletrônica acesa indica que é hora de levar o carro no seu mecânico de confiança para solucionar o problema e evitar uma pane elétrica.
Esse sistema comanda a alimentação do combustível e gerencia o motor do carro. Mas você sabe quais são os principais sintomas e problemas indicados pela luz da injeção eletrônica acesa?
Para ajudar você a entender esse problema e cuidar do seu veículo da melhor forma, preparamos um conteúdo especial sobre o tema.
Continue lendo e saiba mais.
O QUE É INJEÇÃO ELETRÔNICA?
A injeção eletrônica é o sistema responsável por determinar a quantidade de combustível e de ar que entra no motor, determinando a combinação ideal para cada faixa de rotação e garantindo o melhor aproveitamento do combustível na hora da combustão.
Além disso, ela tem a função de controlar o tempo de ignição, o comando das válvulas e o funcionamento do automóvel em marcha lenta, assim como promover uma menor emissão de gases poluentes no ar e consumir menos combustível.
COMPONENTES DA INJEÇÃO ELETRÔNICA
Mais do que saber o que é a injeção eletrônica, é importante conhecer os componentes principais desse sistema e entender suas principais características.
Por isso, listamos a seguir os itens que compõem o conjunto básico.
– Central eletrônica
A central eletrônica é a peça responsável por receber as leituras dos sensores e armazenar os dados de funcionamento e consumo de combustível. Dessa forma, ela é capaz de calcular a quantidade ideal de combustível para a demanda do motor e ajustar os atuadores.
– Sensores
Em segundo lugar temos os sensores, que têm a função fazer a leitura dos dados de pressão, temperatura, velocidade, entre outros, para ajustar a mistura ar-combustível.
Como veremos a seguir, esse é um dos componentes que deixam a luz da injeção eletrônica acesa, indicando a necessidade de manutenção.
– Atuadores
Os atuadores são os injetores de combustível, bomba e outras estruturas que respondem aos comandos da central eletrônica para garantir a mistura ar-combustível adequada.
Além disso, eles corrigem o ponto de ignição, o comando de válvulas e o ajuste de marcha lenta.
– Bomba injetora de alta pressão
A bomba Injetora é um subsistema de alimentação dos motores diesel. que tem a função de bombear o óleo diesel em alta pressão para dentro da câmara de combustão dos cilindros do motor.
– Sonda Lambda
Por fim, temos a sonda lambda, também conhecida como sensor de oxigênio. Ela mede a quantidade de oxigênio nos gases de escape e avalia se a mistura possui muito ou pouco combustível, garantindo o bom funcionamento do veículo.
Assim, sempre que alguma coisa estiver errada com a combustão, esse componente informará ao módulo, deixando a luz injeção eletrônica acesa.
No entanto, é preciso ter atenção, pois nem sempre o acendimento da luz no painel é sinal de problema na sonda lambda. Na maior parte das vezes, essa situação é resultado de:
- Vela, cabo de vela ou bobina danificados
- Baixa pressão da bomba de combustível
- Combustível adulterado
- Bico injetor entupido ou danificado
- Canister com combustível líquido
DICAS PARA IDENTIFICAR A LUZ DA INJEÇÃO ELETRÔNICA ACESA
A luz da injeção eletrônica acesa pode ser representada por um motor, triângulo ou raio. Em alguns casos, ela pode aparecer com a palavra check embaixo.
No entanto, embora o desenho possa mudar de acordo com o modelo do carro, a luz é sempre vermelha ou amarela.
Para saber mais sobre cada uma das luzes do painel, você pode ler esse texto e conferir o manual do proprietário do seu veículo.
SINAIS DE PROBLEMA NA INJEÇÃO ELETRÔNICA
O painel do carro indica o funcionamento de diversos equipamentos, além de revelar problemas nos sistemas internos.
A luz da injeção eletrônica acesa, por exemplo, aponta a existência de problemas no sistema da injeção. No entanto, além da luz no painel, é possível verificar outras falhas comuns, como:
- Dificuldade na hora de dar partida no veículo;
- Perda de potência;
- Problemas na marcha lenta;
- Maior consumo de combustível.
Assim, para identificar o que acendeu a luz da injeção, a solução é levar o veículo ao mecânico e fazer uma revisão completa.
Além disso, é recomendado fazer a revisão preventiva pelo menos uma vez ao ano ou de acordo com as orientações do manual do fabricante.
OUTROS SINTOMAS IMPORTANTES
1. Luz da injeção eletrônica acendeu e apagou
É normal as luzes de verificação do painel acenderem e depois apagarem quando o carro é ligado. Porém, caso a luz acenda e apague depois disso, é sinal de que algum problema foi registrado.
Portanto, se a falha persistir, a dica é levar o veículo até uma oficina e fazer a manutenção.
2. Luz da injeção eletrônica acende de forma esporádica
Outro caso que merece atenção é a luz da injeção eletrônica acesa de forma esporádica, ou seja, sem ficar ligada por muito tempo. Nesse caso, o problema costuma ser mais simples, como um erro de leitura da sonda lambda devido ao combustível adulterado, mal contato nos sensores ou defeito no catalisador.
3. Luz da injeção eletrônica piscando
Em último lugar, temos a luz da injeção eletrônica piscando, que geralmente indica um problema mais sério. Nesse caso, pode haver dificuldade na partida do motor ou cortes durante o funcionamento.
Além disso, pode resultar em oscilações na marcha lenta, perda de potência e aumento no consumo de combustível.
Diante disso, é essencial saber que não se deve ignorar o problema, afinal ele pode gerar outros e até mesmo levar a uma pane do veículo.
Por isso, fique de olho nos sinais que o seu carro dá e aproveite as condições especiais da Bompreço Autopeças para cuidar bem do seu veículo. Fale com nossa equipe pelo Whatsapp ou acesse o site e faça seu orçamento.
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