O motor é considerado o coração do veículo. Por isso, precisa de manutenção periódica e cuidados que garantam seu funcionamento correto. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas e informações fundamentais sobre a manutenção do motor do carro para te ajudar. Continue lendo!

Recomendações básicas para a manutenção do motor do carro

Alguns itens do carro demandam a manutenção preventiva, como correia dentada, cabos e velas de ignição e fluido de arrefecimento. Mantendo esses cuidados em dia, é possível perceber caso o motor comece a falhar ou apresente consumo elevado.

Quando isso acontece, pode ser sinal de componente com especificação diferente da indicada ou com defeito. Neste caso, a recomendação é revisar os sistemas até encontrar o defeito.

Dicas para manutenção do motor do carro

  • Bicos injetores

Dificuldade de partida e consumo elevado de combustível podem indicar a necessidade de limpeza dos bicos injetores. Para identificar o problema, é preciso medir a quantidade de combustível injetado.

  • Injeção direta

Alguns sistemas de injeção direta permitem reparos e troca de componentes. Por isso, é fundamental ficar atento a possíveis defeitos e verificar esse componente sempre que houver sinais de problema.

  • Óleo do motor

Utilize apenas o óleo recomendado no manual do proprietário e faça as trocas no prazo indicado. Jamais complete o nível. Em caso de vazamento, a dica para manutenção do motor do carro é corrigir o problema e trocar o óleo.

  • Mangueiras

As mangueiras de combustível e radiador possuem vida útil de, aproximadamente, cinco anos. Para evitar fissuras e problemas, é indicado checar e trocar preventivamente esses itens.

  • Velas

Em média, a recomendação é verificar a vela a cada 10.000 km ou anualmente. Porém, é fundamental conferir a vida útil da vela do seu carro no manual do proprietário e seguir a recomendação.

  • Correia dentada

Siga a indicação da fabricante do veículo para a troca da correia dentada e verifique com o seu mecânico a necessidade de fazer a substituição de todas as peças do conjunto de sincronização.

  • Radiador

Verifique a proporção entre a água e o aditivo e faça a manutenção do sistema de arrefecimento completo, observando a temperatura de trabalho do motor.

Cuidados do dia a dia com o motor do carro

Juntamente com os cuidados para manutenção do motor do carro, existem alguns hábitos que aumentam a vida útil das peças e melhoram o funcionamento do veículo:

  • Evite acelerar o carro imediatamente depois da partida ou desligamento;
  • Faça a troca de óleo e filtro na quilometragem indicada;
  • Utilize combustível de qualidade;
  • Cheque o nível do óleo do reservatório de arrefecimento do motor.

Para mais dicas e informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e fique de olho em nosso Facebook. Conheça também nosso site e confira todas as linhas de produtos especiais para o seu carro.