O setor automotivo sempre foi dominado por homens. No entanto, o papel da mulher nesse mercado tem evoluído de forma significativa ao longo do tempo. Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo especial em homenagem ao Outubro Rosa para reforçar a contribuição da mulher no setor automotivo. 

Ficou interessado no tema? Continue a leitura e saiba mais.  

ATUAÇÃO FEMININA NO MERCADO AUTOMOTIVO

As mulheres já quebraram muitas barreiras, mas as mudanças precisam continuar. Afinal, segundo o relatório de 2021 da Automotive Business, a distribuição da força de trabalho da mulher no setor automotivo se caracteriza por:

  • 56% em linhas de produção e manufatura;
  • 7% em áreas de marketing e vendas;
  • 7% em compras, suprimentos e logística;
  • 5% em engenharia e P&D;
  • 5% em recursos humanos;
  • 4% em contabilidade e finanças;
  • 1% em TI.

A grande maioria das mulheres que trabalham no setor automotivo estão na produção e na manufatura, pois essas funções demandam mais atenção aos detalhes e refinamento. No entanto, a desigualdade ainda é um grande desafio, uma vez que a média de salário das mulheres é 15% inferior à masculina nessa área.

Já nos cargos de liderança, a diferença é ainda mais significativa: o salário médio dos homens é 45% maior que o das mulheres.

MULHERES QUE SE DESTACARAM NO SETOR AUTOMOTIVO

– Mary Anderson: inventora dos limpadores de para-brisa 

O limpador de para-brisa, um dos recursos de segurança mais importantes do veículo, foi inventado por Mary Anderson, empresária da construção civil que se sentiu incomodada com a quantidade de vezes que o motorista precisou parar para limpar os vidros durante a chuva em uma viagem. 

Assim, para solucionar esse problema, ela criou um braço metálico revestido por borracha e com um dispositivo capaz de promover movimentos a partir da cabine do carro, ajudando a melhorar a visibilidade dos motoristas durante as intempéries.

A invenção, patenteada no ano seguinte, tornou-se padrão nos automóveis a partir de 1916.

– Florence Lawrence: criadora das setas e da luz de freio 

Florence Lawrence, conhecida como a “primeira estrela do universo cinematográfico”, foi a responsável por projetar um par de bandeiras a serem instaladas nos para-lamas e que levantassem quando o motorista ativasse um dos botões elétricos de dentro do carro.  

Além disso, ela é responsável pela criação de uma placa gravada com a palavra “Stop”, na traseira, ativada com o comando do pedal de freio. 

Dessa forma, Lawrence estava criando o que conhecemos hoje como as setas e as luzes de freio. 

– Helene Rocher: 1ª designer de veículos 

Helene Rocher foi uma das profissionais responsáveis por planejar o interior dos veículos após chegar aos Estados Unidos, em 1941, fugindo da Segunda Guerra Mundial. Além de se destacar como a primeira designer mulher, ela também conquistou o triplo da média salarial dos homens na época.  

– Denise McCluggage: piloto de corrida e jornalista esportiva 

Pilota de corridas e jornalista esportiva, Denise conquistou um espaço que era prioritariamente masculino. Ao ser escalada para cobrir esportes radicais, ela se interessou pelas corridas de automóveis e lutou para perseguir suas vocações. 

Como resultado, recebeu indicação de primeira jornalista a ocupar o Hall da Fama Automotivo. 

– Silvia Barcik: administradora e designer

Especialista em mobilidade urbana para a América Latina, tem mais de 20 anos de experiência na indústria automotiva e liderou a chegada do primeiro veículo 100% elétrico da Renault ao Brasil. 

PRINCIPAIS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA MULHER NO SETOR AUTOMOTIVO 

  1. Engenharia 

As mulheres estão se tornando cada vez mais presentes como engenheiras automotivas. Com isso, contribuem para o desenvolvimento de veículos mais seguros, eficientes e sustentáveis.

  1. Design: 

As mulheres também desempenham um papel crucial na criação de carros com estilos inovadores e funcionais, que atendem a uma variedade de gostos e necessidades.

  1. Vendas e Marketing: 

Na área de vendas e marketing, é fundamental o papel da mulher no setor automotivo, pois atua na promoção de veículos e na interação com os clientes, compreendendo suas preferências e necessidades.

  1. Liderança: 

As mulheres também estão assumindo posições de liderança em empresas automotivas, influenciando estratégias e tomadas de decisão.

Dessa forma, a conscientização sobre a igualdade de gênero e a diversidade no setor automotivo tem crescido, levando a iniciativas para promover a inclusão de mulheres em todos os níveis da indústria. 

No entanto, ainda existem inúmeros desafios. É por isso que a Bompreço Autopeças incentiva a presença e influência da mulher no setor automotivo e reconhece que elas trazem perspectivas valiosas, contribuindo para o progresso da indústria.

Para acompanhar mais notícias, fique de olho em nosso blog e no Instagram.