A caixa de direção pode interferir diretamente nas manobras e viradas do veículo. Por isso, é fundamental conhecer os principais problemas na caixa de direção e ter uma noção de como solucionar cada um deles para garantir a segurança ao dirigir.
Importância de identificar problemas na caixa de direção
A caixa de direção é o ponto central de direcionamento das rodas do veículo. Ou seja, ele é responsável por converter a rotação do volante em um movimento horizontal que guia as rodas. Dessa forma, compreende-se que defeitos nesse componente podem interferir na direção do carro e, consequentemente, em sua segurança.
Por isso, é necessário conhecer os problemas mais comuns, saber quais os sinais dados pelo veículo e como resolver cada um deles.
Composição da caixa de direção
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Volante:
O volante se conecta à caixa de direção por uma coluna. Assim, quando o volante gira, a coluna passa o movimento para frente.
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Pinhão e cremalheira:
A coluna que conecta o volante à caixa é ligada através do pinhão. Os dentes se unem aos outros componentes da caixa para mudar a direção do volante e a cremalheira transfere a força de giro do pinhão para as rodas laterais. Quando os dentes são empurrados, ela puxa os eixos das duas rodas, levando o carro para direita ou esquerda.
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Direção assistida:
Esse modelo está se tornando mais comum nos carros atuais. Sua função é compensar a força exigida pelo motorista no volante, facilitando o movimento.
Principais problemas na caixa de direção
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Folgas na direção:
Esse é um dos mais conhecidos problemas na caixa de direção. Normalmente, ele é causado pelo desgaste de componentes como pinhão e cremalheira. A fim de verificar o sistema, a recomendação é deixar o carro parado, ligar o motor e centralizar a direção.
Em seguida, deve-se girar o volante lentamente para os dois lados para avaliar se há falta de esterçamento nas rodas.
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Trepidações no volante:
É normal que o volante tenha alguma vibração, porém esse sintoma pode ser sinal de falha na caixa de direção caso o veículo esteja em baixa velocidade e com pouca potência.
Tente alinhar os eixos, fazer o balanceamento e calibrar os pneus. Caso a vibração pare, o problema não está na caixa de direção.
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Ruídos durante manobras:
Ruídos ao manobrar o carro podem sinalizar problemas na caixa de direção. Diante disso, a dica é ter um mecânico de confiança para avaliar o sistema de direção hidráulica e fazer a troca de peças corretamente.
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Desajuste nas engrenagens:
De todos os problemas, esse é o mais comum. No entanto, pode ser difícil reconhecer a causa e o tamanho do desgaste. Assim, a dica é usar um scanner automotivo para ter acesso a sinais mais consistentes.
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Direção dura:
Quando o sistema de direção é elétrico ou hidráulico, não é normal usar muita força para manobrar o carro. Essa complicação pode ser resultante de problemas na caixa de direção.
Tem mais dúvidas sobre problemas na caixa de direção? Deixe sua pergunta em nossos comentários! Para mais dicas como essa, acompanhe nosso blog e confira nossa linha completa de produtos no site.
fevereiro 23, 2021
Meu fox com carro para viro a direção das barulho como pulando dente é não vira
junho 13, 2020
O que é uma caixa de direção recondicionada ou remanufaturada, tem conserto caixa de direção com folga?????
setembro 2, 2019
Bom dia Neuza, tudo bom? O próprio EPS que está deixando sua direção mais dura. Recomendamo que leve seu veículo à um mecânico de sua confiança para que ele possa verificar a parte elétrica e fazer os devidos testes para descobrir o que está causando isto. Caso tenha outras dúvidas ou queira comprar autopeças é só entrar em contato conosco pelo número (62) 3507-6000 ou pelo nosso Whatsapp (62) 99181-8000.
agosto 30, 2019
Boa noite.
Meu Honda Fit 2005 ficou com a luz do EPS acesa e direção dura. O que pode ter causado esse problema?
maio 31, 2019
Bom dia Antonio, tudo bom? No seu caso, recomendamos que você vá um mecânico de confiança para que ele possa verificar se o problema é na parte elétrica ou em outro lugar. Qualquer outra dúvida que você tenha, você pode entrar em contato conosco no número (62) 3507-6000 ou pelo nosso Whatsapp (62) 99181-8000.
maio 30, 2019
BOA TARDE!!
ME CHAMO NETO, TENHO UM FIESTA 2009 1.0. MEU CARRO TEM DIREÇÃO HIDRÁULICA, QUANDO USO O AR-CONDICIONADO DEPOIS DE UM TEMPO A DIREÇÃO COMEÇA FICAR DURA. DURA AO PONTO DE FAZER ALGUNS RANGIDOS. AGORA, SE EU NÃO LIGAR O AR-CONDICIONADO A DIREÇÃO FICA NORMAL, OU SEJA, SE EU NÃO LIGAR O AR O DIA TODO A DIREÇÃO NORMAL. O QUE PODE SER?