A manutenção preventiva de veículos é a forma mais eficaz e econômica para manter o veículo em bom estado e evitar problemas mais sérios. Pensando no custo benefício, explicamos passo a passo como é feita a revisão de 90 mil km no Honda Fit de segunda geração.
Importância e vantagens da manutenção preventiva
A manutenção preventiva tem a finalidade de reparar problemas e falhas antes que eles aconteçam. Portanto, ela reduz custos e aumenta a eficiência dos componentes. Além da redução de custos, a manutenção preventiva também garante mais segurança, conforto e satisfação, proteção contra desvalorização do carro, garantia assegurada e alívio no seguro.
Como é feita a revisão de 90 mil km no Honda Fit
- Diagnóstico
- Faça uma vistoria inicial, anotando os detalhes estéticos da carroceria. Verifique no manual do proprietário o histórico de manutenção e converse com o cliente para saber se há reclamações sobre a dirigibilidade.
- Proteja o veículo com capas especiais, para minimizar os riscos de danos. Aplique nos para-lamas, no banco do motorista, no volante e na manopla de câmbio o plástico filme.
- Procure a etiqueta da última troca de óleo e filtros no para-brisa.
- Verifique se todas as luzes-espia funcionam.
- Avalie o freio de estacionamento. Abaixe a alavanca e suba-a lentamente contando quantos cliques são registrados até o ponto máximo. A média para os carros dessa marca fica entre cinco e nove cliques. Teste o botão de acionamento também.
- Com o carro recém-desligado, pressione o pedal de freio três vezes para testar a válvula de retenção de vácuo. O pedal deve endurecer após ser pressionado.
- Aplique desengripante nas partes a serem removidas para ajudar no desencaixe.
- Verifique as palhetas frontal e traseira, conferindo se não está cortada, serrilhada, deformada ou mesmo ressecada.
- Solte a tampa, remova a peneira de proteção e insira a ponta do equipamento que avalia o nível do fluido de freio e a qualidade do líquido. Se a luz vermelha acender será necessário fazer a troca. Se o nível estiver baixo verifique vazamentos no reservatório ou no sistema.
- Conecte os cabos do equipamento de medição no estado de baterias nos polos positivo e negativo, ligue o carro e acelere por 30 segundos e então acenda os faróis. O equipamento aponta a saúde da bateria e do alternador, além da corrente máxima que pode fornecer na partida.
- Cheque o nível do reservatório do líquido limpador do para-brisa e complete com água, se necessário.
- Verifique o nível do reservatório do líquido de arrefecimento, que deve ficar entre o mínimo e o máximo e faça a troca total a cada 200 mil km. Caso o nível esteja abaixo do mínimo, procure sinais de vazamento no sistema.
- Com o motor frio, retire a vareta de medição do nível do óleo e limpe-a com um pano limpo e seco. Introduza novamente e remova para verificar o nível, que também deve estar entre o mínimo e o máximo.
- Remova os três encaixes do tipo presilha do filtro de ar do motor e levante a tampa. Nunca limpe o filtro com ar comprimido. Carros com filtro de ar de carvão ativado retêm melhor as impurezas, portanto têm a aparência acinzentada.
- Remova uma das velas para avaliar o estado de desgaste usando um calibre. De acordo com o fabricante, o nível máximo de desgaste do eletrodo é de 1,3 mm.
- Avalie o estado de contaminação e carbonização do motor com auxílio de um vídeo scope.
- Cheque o funcionamento de todas as lâmpadas e luzes do veículo.
- Posicione o equipamento alinhador de faróis em frente ao carro, com o veículo em um piso plano. O aparelho deve estar à 50 cm da lente, centralizado com a lâmpada de facho baixo e na mesma altura da lâmpada. Há duas peças plásticas que ajustam uma na vertical e uma na horizontal.
- É possível avaliar os amortecedores por um aplicativo chamado Audio Shock, que capta o ruído da atuação dos amortecedores e os converte em um gráfico. Para isso, basta conectar um microfone no celular, colocar no corpo do amortecedor e balançar o carro por 15 segundos. O processo deve ser feito em cada uma das rodas.
- Deve-se também verificar as molas a gás da tampa do porta-malas, abrindo a tampa traseira até metade do curso e soltando-a. Ela deve subir sozinha até o fim, se descer é preciso trocar as molas a gás.
- Cheque o estado dos coxins superiores do motor com o carro no solo.
- Com o veículo no elevador, verifique visualmente a suspensão e todo o undercar. Veja o estado dos amortecedores e se não há vazamentos, além da coifa, do batente e das molas.
- Faça movimento axial nas rodas e procure por folgas no sistema de rodagem.
- Gire a roda e segure no corpo do amortecedor para verificar o rolamento. Se apresentar vibração, substitua a peça.
- Ainda no elevador, confira o estado das bieletas, buchas da barra estabilizadora, coifa da homocinética e coifa do câmbio.
- Cheque também as buchas traseiras e dianteiras de bandeira e o coxim de câmbio movimentando-as com uma espátula.
- Inspecione os coxins de fixação em toda a extensão do escapamento. Confira se o catalisador e o abafador não possuem furos ou outro problema e se não há acúmulo de óleo na ponta do escapamento.
- Com um profundímetro digital verifique a altura dos pneus em três pontos diferentes da bandagem e considere o valor mais baixo. O limite de altura do sulco é de 1,6 mm, mas a troca é recomendada com 2 mm.
- Verifique se as válvulas de enchimento dos pneus não apresentam fissuras ou rachaduras e cheque as condições do estepe.
- Veja se os flexíveis de freio estão em bom estado e meça a espessura dos discos e o estado das pastilhas. Também é preciso observar o estado das coifas das homocinética e da caixa de direção, além do estado das mangueiras hidráulicas.
- Troca de óleo do motor
- Remova o parafuso do bujão do dreno com uma chave de 17 mm para trocar o óleo do motor e esgote o óleo antigo do cárter.
- Remova o filtro de óleo, certificando-se que o anel do filtro não está no bloco do motor e confirme a compatibilidade do filtro novo com o antigo.
- Molhe o anel do filtro com óleo novo antes da colocação. Encaixe o novo filtro de óleo e aperte com a mão, utilizando uma lixa para fazer o aperto final.
- Troque a arruela do bujão e aperte-o com intensidade moderada, depois lacre-o com tinta.
- Complete o cárter com o lubrificante recomendado pelo manual.
- Troca do filtro de combustível
- Utilize uma chave de 10 mm para remover os dois parafusos do suporte do filtro de combustível.
- Desconecte os tubos de entrada e saída do filtro com uma chave de fenda e remova-o do carro junto do suporte. Na bancada, utilize a chave de 10 mm para retirar o terceiro parafuso de fixação para separar o suporte do filtro.
- Reinstale o novo filtro, seguindo o procedimento inverso ao da desmontagem. Terminada a instalação, ligue quatro vezes a ignição antes de dar partida no motor para que o filtro de combustível seja enchido.
- Troca do filtro de combustível
- Para ter acesso ao filtro de cabine aperte as laterais do porta-luvas e solte a tampa.
- Remova a peça antiga e instale a nova, observando a seta que orienta o fluxo de ar e a posição correta de instalação.
- Higienização do ar-condicionado
- Feche as saídas de ventilação com panos que são vendidos junto com um produto de limpeza específico para este fim.
- Ligue o carro, ative a recirculação de ar, deixe no modo de ventilação, escolha a velocidade dois, temperatura de 21°C e fluxo de ar frontal. Após remover os carpetes e demais objetos do interior do veículo, adicione o líquido ao equipamento de higienização (nebulizador) e deixe-o agir no interior do carro fechado por 25 minutos, com uma abertura de quatro dedos no vidro do motorista. Terminado o processo, instale uma etiqueta no para-brisa com a data da higienização.
- Limpeza do sistema de injeção
- Utilize um produto para descarbonização do corpo de borboleta. Aplique o produto por meio da entrada do duto de ar do motor e peça para outra pessoa acelerar o carro para que o motor não desligue durante o procedimento.
- Aplique via tanque um produto de descarbonização do sistema de injeção. Alerte o cliente para que ele encha o tanque de combustível após a revisão e utilize-o até chegar na reserva para que a diluição e atuação do produto ocorram da forma esperada.
- Lubrificação das canaletas e dobradiças
- Lubrifique todas as dobradiças e fechaduras de porta com óleo desengripante e aplique grafite nas quatro canaletas dos vidros.
- Troca dos limpadores de para-brisa
- Remova os limpadores de para-brisa e compare-os com os novos para se certificar da aplicação correta. Instale os novos, cheque se estão bem fixados, molhe o vidro e acione os limpadores para confirmar o funcionamento.
- Limpe, seque os vidros, aplique o produto para fazer a cristalização e espalhe com uma esponja ou pano limpo em movimentos circulares. Aguarde alguns segundos e lustre com um pano de microfibra limpo e seco.
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Fonte: O Mecânico