Um dos conhecimentos mais básicos sobre os pneus é que eles devem estar sempre calibrados adequadamente e a troca deve ser feita de acordo com a indicação do manual do fabricante. Porém, os cuidados com os pneus vão além disso e merecem muita atenção.

Cuidados com os pneus: confira o que fazer

Para te ajudar a manter o funcionamento correto do veículo, preparamos algumas dicas de cuidados com os pneus. Acompanhe:

Validade

Os pneus não possuem exatamente uma data de validade. O que há é uma garantia de 5 anos a partir da data da compra. Caso não possua nota fiscal, basta procurar nas laterais do pneu o número DOT, em que os quatro últimos dígitos irão indicar a semana e o ano de produção, respectivamente.

Calibragem

Você viu aqui a aparência que o pneu apresenta dependendo da calibragem. Quando não estão calibrados corretamente, sua vida útil pode reduzir e o consumo de combustível, aumentar. Porém, além do calibre se atente aos riscos que isso oferece:

  • Pneus com baixa pressão são mais propensos à aquaplanagem,
  • Pneus com alta pressão tendem a fazer com que o veículo quique mais (ex: picape), o que causa mais instabilidade.

Procure calibrar toda semana, com os pneus ainda frios.

Troca

Os pneus precisam ter sulcos com 1,6 mm de profundidade. Procure no pneu se há um marcador que indique quando o limite será atingido. É possível realizar apenas reparos para alguns furos na banda de rolagem, mas em casos de bolhas que aparecem nas laterais é preciso fazer a troca.

Dicas sobre os pneus

Rodízio de pneus

Siga as recomendações do fabricante para que todos os pneus tenham um desgaste uniforme.

Qual a calibragem ideal?

Isso varia, pois cada carro possui recomendações de fábrica. Essa informação consta no manual e as vezes na coluna da porta do motorista ou na tampa do bocal do combustível.

Como faço para o pneu durar mais?

Mantendo a calibragem recomendada, fazendo o rodízio e evitando acelerar e frear bruscamente.
Para mais informações sobre o mundo automotivo, acompanhe o blog da Bompreço Auto Peças e siga nosso Facebook. Para tirar suas dúvidas, fale com nossos vendedores especializados em uma de nossas lojas ou acesse o site.