A suspensão do carro é um sistema composto por amortecedores, molas e muitos outros componentes que contribuem para a segurança do veículo.
A suspensão influencia em diversos comportamentos do carro. Afinal, ela tem a função de suavizar os movimentos realizados pelas molas, garantindo estabilidade e conforto para o motorista.
Porém, para que o sistema funcione corretamente e garanta boa dirigibilidade, é fundamental conhecer os componentes, sinais de problema e dicas para a manutenção da suspensão do carro.
Quer saber mais? Continue a leitura e tire suas dúvidas.
FUNÇÃO DA SUSPENSÃO DO CARRO
A suspensão do carro é um conjunto de componentes que liga o chassi às rodas, garantindo que os pneus estejam sempre em contato com o solo e que os impactos sejam absorvidos.
Dessa forma, todas as peças atuam em conjunto para promover mais conforto ao motorista e aos demais ocupantes, além de oferecer estabilidade e segurança.
PRINCIPAIS COMPONENTES DA SUSPENSÃO
Amortecedores e molas
Os amortecedores funcionam ligados às molas, de modo que o primeiro garante estabilidade e o segundo filtra as falhas do solo. Assim, a ocorrência de desequilíbrio ou ruídos nessas peças pode ser sinal de desgaste e, como resultado, diminuir a vida útil de outros componentes.
Braço oscilante
O braço oscilante é responsável por apoiar a coluna de suspensão e o chassi. Dessa forma, ele funciona girando sempre que o veículo acelera, freia, derrapa ou trafega por terrenos irregulares.
Pivô de suspensão
O pivô tem a função de suportar o peso e receber a força gerada durante aceleração, frenagem e curvas, auxiliando a coluna de suspensão. Para isso, ele une o chassi e a carroceria com telescópio, cubo de roda e manga do eixo.
Barra estabilizadora
A barra estabilizadora conecta as colunas de suspensão, garantindo aderência e estabilidade nos movimentos em alta velocidade.
Bandeja de suspensão
A bandeja é um subconjunto da suspensão do carro. Ou seja, ela trabalha com os demais componentes do sistema, ligando a roda ao chassi do veículo. Além disso, ela também ajuda a manter estabilidade, conforto e segurança durante a direção.
Por ser a primeira peça a receber os impactos sofridos pela suspensão, as falhas nesse componente podem resultar na separação da suspensão e, por fim, do sistema de direção.
Assim, além da revisão periódica, é importante ficar atento a alguns sinais de problema na bandeja de suspensão do carro:
- Folga nos pivôs ou nas buchas;
- Estrutura amassada, trincada ou desalinhada;
- Rompimento das buchas.
Bieleta
A bieleta liga a barra estabilizadora à suspensão, transferindo a força dinâmica nas curvas e recebendo impactos e vibrações, sendo, portanto, essencial para a estabilidade do carro.
Além disso, a bieleta trabalha junto à barra estabilizadora, permitindo que as rodas girem de forma simultânea à ação da suspensão. Dessa maneira, ela interfere diretamente no conforto e na segurança do veículo.
Assim também é importante ficar atento a alguns sinais para manter esse componente funcionando corretamente:
- Estalos, rangidos e ruídos metálicos;
- Problema na fixação da peça;
- Deformação e quebra do componente;
- Deterioração da coifa de proteção
SINAIS DE PROBLEMAS NA SUSPENSÃO DO CARRO
Existem muitos indícios de que a suspensão do carro pode estar com problemas. Por isso, reunimos os principais sinais de defeito ou falha para você observar:
- Ruídos ao passar em locais esburacados ou lombadas;
- Vibração no volante, com sensação de tremor e dificuldades no controle;
- Manchas de óleo sob o carro;
- Desgaste prematuro e irregular dos pneus;
- Iluminação irregular nos faróis dianteiros.
Para evitar que esses sintomas se transformem em problemas mais graves, fique sempre atento e faça a manutenção preventiva de acordo com as recomendações do manual do proprietário.
MANUTENÇÃO E TROCA DA SUSPENSÃO: QUANDO FAZER?
A revisão periódica dos componentes da suspensão é fundamental. Normalmente, a recomendação é fazer a manutenção entre 10.000 km e 40.000 km. No entanto, se o veículo anda em estradas de terra ou asfalto muito irregular, é indicada uma quilometragem menor, pois o desgaste natural é mais intenso.
Quanto à troca da suspensão do carro, considera-se as peças, não o sistema inteiro. Assim, a orientação é levar o veículo para a avaliação do seu mecânico de confiança e consultar a periodicidade da troca no manual do proprietário.
ITENS QUE DEVEM SER VERIFICADOS NA MANUTENÇÃO
A manutenção preventiva é a melhor forma de cuidar do seu carro, além de ser mais barata do que a manutenção corretiva. Portanto, não se esqueça:
- O fluido de freio deve ser trocado, em média, uma vez por ano, enquanto peças como discos de freio, pastilhas e tambores devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros.
- O óleo lubrificante e o filtro do óleo precisam ser trocados, em média, a cada 10 mil km ou a cada seis meses.
- O radiador e o reservatório de expansão do sistema de arrefecimento devem ser limpos a cada 30 mil quilômetros.
- O aditivo do radiador deve ser trocado também a cada 30 mil quilômetros.
- O sistema de filtragem do ar deve ser trocado, pelo menos, uma vez por ano.
- O filtro de combustível deve ser substituído entre 10 e 15 mil quilômetros.
- Além disso, os serviços de alinhamento e balanceamento devem ser realizados, no máximo, a cada 10 mil quilômetros ou quando fizer o rodízio dos pneus.
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