A suspensão do carro é um sistema composto por amortecedores, molas e muitos outros componentes que contribuem para a segurança do veículo. 

A suspensão influencia em diversos comportamentos do carro. Afinal, ela tem a função de suavizar os movimentos realizados pelas molas, garantindo estabilidade e conforto para o motorista. 

Porém, para que o sistema funcione corretamente e garanta boa dirigibilidade, é fundamental conhecer os componentes, sinais de problema e dicas para a manutenção da suspensão do carro. 

Quer saber mais? Continue a leitura e tire suas dúvidas.

FUNÇÃO DA SUSPENSÃO DO CARRO 

A suspensão do carro é um conjunto de componentes que liga o chassi às rodas, garantindo que os pneus estejam sempre em contato com o solo e que os impactos sejam absorvidos. 

Dessa forma, todas as peças atuam em conjunto para promover mais conforto ao motorista e aos demais ocupantes, além de oferecer estabilidade e segurança. 

PRINCIPAIS COMPONENTES DA SUSPENSÃO 

Amortecedores e molas

Os amortecedores funcionam ligados às molas, de modo que o primeiro garante estabilidade e o segundo filtra as falhas do solo. Assim, a ocorrência de desequilíbrio ou ruídos nessas peças pode ser sinal de desgaste e, como resultado, diminuir a vida útil de outros componentes.   

Braço oscilante

O braço oscilante é responsável por apoiar a coluna de suspensão e o chassi. Dessa forma, ele funciona girando sempre que o veículo acelera, freia, derrapa ou trafega  por terrenos irregulares.

Pivô de suspensão

O pivô tem a função de suportar o peso e receber a força gerada durante aceleração, frenagem e curvas, auxiliando a coluna de suspensão. Para isso, ele une o chassi e a carroceria com telescópio, cubo de roda e manga do eixo. 

Barra estabilizadora

A barra estabilizadora conecta as colunas de suspensão, garantindo aderência e estabilidade nos movimentos em alta velocidade.

Bandeja de suspensão

A bandeja é um subconjunto da suspensão do carro. Ou seja, ela trabalha com os demais componentes do sistema, ligando a roda ao chassi do veículo. Além disso, ela também ajuda a manter estabilidade, conforto e segurança durante a direção.

Por ser a primeira peça a receber os impactos sofridos pela suspensão, as falhas nesse componente podem resultar na separação da suspensão e, por fim, do sistema de direção.

Assim, além da revisão periódica, é importante ficar atento a alguns sinais de problema na bandeja de suspensão do carro: 

  1. Folga nos pivôs ou nas buchas;
  2. Estrutura amassada, trincada ou desalinhada;
  3. Rompimento das buchas.

Bieleta

A bieleta liga a barra estabilizadora à suspensão, transferindo a força dinâmica nas curvas e recebendo impactos e vibrações, sendo, portanto, essencial para a estabilidade do carro.  

Além disso, a bieleta trabalha junto à barra estabilizadora, permitindo que as rodas girem de forma simultânea à ação da suspensão. Dessa maneira, ela interfere diretamente no conforto e na segurança do veículo.

Assim também é importante ficar atento a alguns sinais para manter esse componente funcionando corretamente: 

  1. Estalos, rangidos e ruídos metálicos;
  2. Problema na fixação da peça;
  3. Deformação e quebra do componente; 
  4. Deterioração da coifa de proteção

SINAIS DE PROBLEMAS NA SUSPENSÃO DO CARRO

Existem muitos indícios de que a suspensão do carro pode estar com problemas. Por isso, reunimos os principais sinais de defeito ou falha para você observar: 

  • Ruídos ao passar em locais esburacados ou lombadas; 
  • Vibração no volante, com sensação de tremor e dificuldades no controle;
  • Manchas de óleo sob o carro;
  • Desgaste prematuro e irregular dos pneus;
  • Iluminação irregular nos faróis dianteiros.

Para evitar que esses sintomas se transformem em problemas mais graves, fique sempre atento e faça a manutenção preventiva de acordo com as recomendações do manual do proprietário. 

MANUTENÇÃO E TROCA DA SUSPENSÃO: QUANDO FAZER? 

A revisão periódica dos componentes da suspensão é fundamental. Normalmente, a recomendação é fazer a manutenção entre 10.000 km e 40.000 km. No entanto, se o veículo anda em estradas de terra ou asfalto muito irregular, é indicada uma quilometragem menor, pois o desgaste natural é mais intenso. 

Quanto à troca da suspensão do carro, considera-se as peças, não o sistema inteiro. Assim, a orientação é levar o veículo para a avaliação do seu mecânico de confiança e consultar a periodicidade da troca no manual do proprietário. 

ITENS QUE DEVEM SER VERIFICADOS NA MANUTENÇÃO

A manutenção preventiva é a melhor forma de cuidar do seu carro, além de ser mais barata do que a manutenção corretiva. Portanto, não se esqueça: 

  • O fluido de freio deve ser trocado, em média, uma vez por ano, enquanto peças como discos de freio, pastilhas e tambores devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros.
  • O óleo lubrificante e o filtro do óleo precisam ser trocados, em média, a cada 10 mil km ou a cada seis meses. 
  • O  radiador e o reservatório de expansão do sistema de arrefecimento devem ser limpos a cada 30 mil quilômetros. 
  • O aditivo do radiador deve ser trocado também a cada 30 mil quilômetros.
  • O sistema de filtragem do ar deve ser trocado, pelo menos, uma vez por ano.
  • O filtro de combustível deve ser substituído entre 10 e 15 mil quilômetros.
  • Além disso, os serviços de alinhamento e balanceamento devem ser realizados, no máximo, a cada 10 mil quilômetros ou quando fizer o rodízio dos pneus.

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