O corpo das crianças é mais frágil do que o dos adultos, pois é uma etapa de formação que exige atenção e cuidados específicos. Muitas vezes os pais não realizam o transporte de crianças no carro de forma adequada, ou por desconhecimento da norma, ou por achar que não há problema em infringir a lei, acontece que os acidentes de carro são um dos maiores responsáveis pela morte de crianças de até 14 anos. Esta realidade pode ser mudada caso os cuidados básicos sejam tomados.

O Código de Trânsito Brasileiro determina que o transporte de crianças menores de 10 anos de idade deve ser realizado exclusivamente no banco traseiro, utilizando o sistema de segurança adequado a idade. Lembrando que todos os ocupantes do banco traseiro devem usar cinto de segurança! O transporte de crianças no banco dianteiro é permitido apenas em caso de veículos que possuam apenas este banco, como picapes de cabine simples.

É necessário o uso da “cadeirinha” para o transporte de crianças, mas ela deve ser adequada ao peso e tamanho. Bebês de até 09kg, aproximadamente um ano de idade, devem utilizar o assento infantil instalado no sentido inverso da posição do banco, de forma que o bebê fique de costas para a via. Há o assento conversível que possui o suporte de cabeça mais alto e por isso é ideal para crianças de até 13 kg que ainda não possuem um ano.

O transporte de crianças deverá ser realizado na cadeirinha de segurança quando ela já tiver mais de 01 ano de idade e controle dos movimentos do pescoço até aproximadamente 04 anos de idade ou aproximadamente 18kg. A cadeirinha deve ser instalada com a frente para a via, na mesma posição dos bancos.

Quando a criança tiver crescido demais para a cadeirinha, mas ainda não possui altura suficiente para o cinto de segurança ser totalmente seguro, é necessário a utilização de um assento de elevação, que ajustará a posição para que o cinto de segurança seja seguro. Quando a criança tiver altura suficiente para que a faixa transversal do cinto passe pelo ombro e tórax de forma diagonal, aproximadamente 1,45m de altura, ela poderá deixar de utilizar o booster de elevação.

Os pais devem ser firmes e explicar para as crianças a importância do uso de equipamentos de proteção, além de ficar atentos para que ela não retire o cinto sozinha. Lembre-se que sem cinto de segurança as chances de acidentes fatais e sequelas são muito maiores.

Agora você já sabe como realizar o transporte de crianças de forma segura e de acordo com a lei. Acompanhe o blog da Bompreço. Toda semana tem novidade sobre o mundo automobilístico. Precisa de peças? Entre em contato agora mesmo pelo site.