O sistema de arrefecimento é um dos mais negligenciados quando se trata de manutenção.  Não é raro ver alguém usando água da torneira, sem nenhum aditivo, no lugar do líquido de arrefecimento. O problema é que isso pode causar corrosão no circuito interno do motor, oxidação das peças e outros problemas mais graves. Pensando nisso, hoje explicamos como fazer a troca da bomba d’água em motores Fiat E.torQ.

Informações básicas sobre a bomba d’água em motores Fiat E.torQ

A bomba d’água em motores Fiat E.torQ 1.6 e 1.8 é conjugada com a bomba da direção hidráulica. Por isso, a remoção para a troca da bomba d’água em motores Fiat E.torQ demanda alguns cuidados para evitar a quebra do eixo no momento da desmontagem do item.

Para evitar esse tipo de problema, preparamos um passo a passo muito fácil. Confira!

Passo a passo para a troca bomba d’água em motores Fiat E.torQ

  • Desmontagem do conjunto

Passo1: Com o motor no cavalete, remova a correia de acessórios. Nesse momento, ela aciona a polia que movimenta a bomba hidráulica da direção e a bomba d’água.

Passo 2: Solte os três parafusos de fixação do alternador, seguindo a seguinte ordem: primeiro os dois de baixo e, em seguida, o de cima.

Passo 3: Retire apenas os parafusos superiores de fixação do compressor do sistema de ar condicionado.

Passo 4: Com um alicate apropriado, solte as braçadeiras das duas mangueiras ligadas à bomba d’água e esgote o líquido de arrefecimento.

Atenção: Solte as mangueiras do circuito da direção hidráulica ligadas à bomba e o conector do chicote. Coloque uma bandeja para conter os fluídos.

Passo 5: No conjunto formado pelas bombas da direção hidráulica e de água, retire os parafusos inferiores de fixação.

Passo 6: Faça a remoção do conjunto soltando cuidadosamente a conexão superior da mangueira da bomba d’água.

  • Na bancada

Passo 7: Para continuar a troca da bomba d’água em motores Fiat E.torQ, faça a remoção da mangueira conectada à bomba d’água com o conjunto apoiado em uma bancada.

Passo 8: Prenda o conjunto com a morsa, posicionando a bomba da direção hidráulica para cima.

Passo 9: Para separar as bombas de direção hidráulica e de água, solte os três parafusos de fixação que ligam uma à outra. Dois parafusos podem ser desrosqueados com chave “L” ou canhão, e o terceiro, menor e mais escondido, com chave de boca.

Passo 10: Gire o conjunto, com a bomba d’água para cima, e solte os parafusos torx que fazem a fixação da tampa dessa bomba. Para evitar o empenamento da tampa, solte os parafusos em cruz.

Passo 11: Já com a tampa removida, prenda o conjunto na morsa pela polia de acionamento com cuidado para não deformar a lateral ou as estrias nas quais a correia entra em contato.

Passo 12: Utilizando uma chave L10, solte a porca de fixação do rotor da bomba d’água no eixo que liga as bombas e a polia. A porca pode estar oxidada e isso dificultará a remoção, podendo resultar na quebra da ponta do eixo.

  • Montagem da bomba d’água

Passo 13: Realize a troca da bomba d’água em motores Fiat E.torQ e também da tampa e da guarnição.

Passo 14: Observe o triângulo na base das bombas, pois elas possuem apenas um arranjo de encaixe que permitirá posicionar a bomba d’água corretamente.

Passo 15: Aperte a porca do rotor da bomba d’água com a chave L10.

Passo 16: Mude a posição do conjunto na morsa para reposicionar os três parafusos que fazem a junção das bombas entre si.

Passo 17: Mude novamente o conjunto de posição na morsa, aplique o torque de 8 a 10 Nm na porca do rotor da bomba d’água e aplique nos três parafusos de fixação das bombas o torque final de 15 Nm.

Passo 18: A tampa da bomba d’água possui também apenas uma posição de encaixe. Assim como na soltura, os parafusos devem ser apertados em cruz para evitar o empenamento na tampa.

Passo 19: Para terminar a montagem, siga o processo inverso da desmontagem. Faça a colocação correta das braçadeiras nas mangueiras e a reposição correta do aditivo de arrefecimento. A recomendação da Fiat é de 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo Coolant UP.

Atenção: Faça o procedimento de sangria e o teste de estanqueidade no sistema. Para realizar a sangria, deixe o motor funcionar com a tampa do reservatório aberta para eliminar as bolhas de ar.

Recomendamos sempre consultar o manual do fabricante do veículo para verificar as informações sobre qual o aditivo correto e a quantidade a ser aplicada.

O que você achou sobre esse passo a passo para realizar a troca da bomba d’água em motores Fiat E.torQ? Se você tem alguma dúvida ou dica extra e quer compartilhar, comente aqui em baixo.

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Fonte: O Mecânico