A correia dentada é uma peça fundamental para o funcionamento do motor, mas costuma ser esquecida por muitos motoristas por não apresentar sinais visuais de desgaste como outras peças. No entanto, negligenciar a troca de correia dentada pode causar danos sérios — e caros — ao motor.

Neste artigo, você vai entender o que é essa peça, quando fazer a troca da correia dentada e o que pode acontecer se ela arrebentar durante o funcionamento do veículo.

Para saber mais, continue lendo.

O que é a correia dentada e qual sua função no motor

A correia dentada é responsável por sincronizar o giro do virabrequim com o comando de válvulas, garantindo que as válvulas e os pistões trabalhem em perfeita harmonia. Essa sincronia é essencial para o ciclo de combustão do motor, ou seja, sem a correia dentada, o motor simplesmente não funciona.

Feita de borracha resistente e com dentes internos que se encaixam nas polias do motor, a correia trabalha de forma constante enquanto o motor está ligado. E é justamente por isso que o seu desgaste, ao longo do tempo, é inevitável.

Vida útil média da correia: quilometragem e tempo recomendados

A vida útil da correia dentada varia conforme o modelo do veículo, tipo de motor e uso. No entanto, a recomendação geral das montadoras costuma ser a troca da correia dentada a cada 60 mil a 100 mil quilômetros rodados ou 5 anos de uso, o que ocorrer primeiro.

É importante lembrar que, mesmo com baixa quilometragem, o tempo também influencia. A borracha pode ressecar, perder elasticidade e se romper, mesmo que o carro rode pouco.

Portanto, sempre consulte o manual do proprietário para saber o intervalo correto para o seu veículo.

Sinais que podem indicar desgaste ou necessidade de troca da correia dentada

Diferente de outras peças, a correia dentada raramente apresenta sinais claros antes de romper. No entanto, alguns indícios indiretos podem surgir, como:

  • Ruídos incomuns vindos do motor, semelhantes a chiados ou assobios
  • Vibrações em marcha lenta
  • Dificuldade para dar partida no motor
  • Motor “desregulado” ou com falhas

Porém, em muitos casos, a correia simplesmente arrebenta sem aviso. Por isso, seguir o cronograma de troca é a melhor forma de evitar problemas.

O que pode acontecer se a correia arrebentar

Se a correia dentada arrebentar com o motor em funcionamento, os pistões e válvulas perdem a sincronia, o que pode causar um verdadeiro colapso interno. As consequências podem ser:

  • Dobramento ou quebra de válvulas
  • Perfuração dos pistões
  • Danos à tampa do cabeçote
  • Paralisação imediata do motor

Esses danos exigem reparo completo do motor ou até mesmo a troca do conjunto, resultando em um alto custo.

Por isso, trocar a correia preventivamente é sempre mais barato do que arcar com as consequências da quebra.Importância de seguir as orientações do manual do fabricante

Cada modelo de carro tem especificações próprias sobre a troca da correia dentada. Por isso, seguir o manual do fabricante é essencial. Ele informa não só a quilometragem ou tempo corretos para substituição, mas também quais outras peças devem ser trocadas junto (como tensionadores e polias).

Em muitos casos, a troca da correia é feita em conjunto com a bomba d’água, já que ambas ficam na mesma região do motor. Aproveitar para trocar tudo de uma vez ajuda a evitar retrabalho e futuros problemas.

Conclusão

A correia dentada é um dos componentes mais importantes e sensíveis do motor. Mesmo sem apresentar sinais aparentes, ela precisa ser trocada dentro do prazo para evitar danos graves e caros. Por isso, mantenha sua manutenção preventiva em dia e nunca ignore as recomendações do fabricante.

Se você está perto da quilometragem ou tempo limite, procure um mecânico de confiança e utilize sempre peças de qualidade garantida.

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