A suspensão é um dos itens mais sensíveis do carro. Por isso, ao ouvir barulhos na suspensão, é preciso ficar atento. Afinal, eles podem sinalizar vários problemas, inclusive em outras partes do veículo.
Pensando nisso, listamos a seguir as possíveis causas e defeitos e explicamos como identificá-los.
Para saber mais, continue a leitura e confira.
PRINCIPAIS CAUSAS DOS BARULHOS NA SUSPENSÃO
1. Folga nos amortecedores
Os amortecedores não costumam fazer ruídos, porém as usadas em sua fixação e no restante da suspensão podem apresentar barulhos estranhos.
Portanto, se ouvir barulhos na suspensão ao passar em um quebra-molas, pode ser que os amortecedores não estejam bem fixados e seja hora de levar o veículo na oficina.
2. Buchas da barra estabilizadora
As barras estabilizadoras são aplicadas nos carros por meio de buchas, que são peças de borracha que fixam e dão mobilidade à peça. Por essa característica, o desgaste das buchas provoca uma folga no conjunto, levando a oscilações no movimento das suspensões dianteira ou traseira.
Essa pode ser uma das causas dos barulhos na suspensão, principalmente quando há maior torção ou inclinação, o que resulta em sons de batida.
3. Barulho nos pratos das molas
Os pratos das molas são responsáveis por dar suporte para as molas da suspensão e costumam sofrer deformidades com o uso do carro. Por isso, quando há o desgaste acentuado desse componente, é possível observar barulhos na suspensão em forma de batidas.
4. Coxim dos amortecedores
Os coxins dos amortecedores são as peças que ligam a suspensão à carroceria e que podem sofrer desgaste natural. Como resultado, provocam ruídos estranhos no sistema.
5. Bandeja da suspensão
Com o tempo de uso, as bandejas podem amassar e até trincar, além de ter buchas que sofrem desgaste natural. Assim, pode provocar ruídos mais metálicos e agudos quando o veículo passa por pisos irregulares e paralelepípedos, exigindo atenção.
COMO IDENTIFICAR PROBLEMAS NA SUSPENSÃO?
Agora que você já sabe quais as principais causas de barulhos na suspensão, é hora de conhecer outros sinais de que o componente pode estar com problemas.
Confira quais são e lembre-se de observá-los atentamente para saber quando levar o veículo à oficina:
- ruídos ;
- vibração no volante;
- vazamentos;
- desgaste prematuro e irregular dos pneus.
Para manter a revisão em dia e garantir o funcionamento correto do seu carro, conte com a Bompreço Autopeças. Aqui você encontra peças de qualidade com as melhores condições de pagamento.
Para verificar a disponibilidade de itens e solicitar o orçamento, acesse nosso site ou fale com nossa equipe pelo Whatsapp.